Como se comporta uma pessoa com depressão

Como se comporta uma pessoa com depressão

Muita gente acaba confundindo e até usando os termos errados quando o assunto é depressão. É muito comum a gente ouvir, por exemplo, que tal pessoa perdeu a alegria de viver e está depressiva. Ou que fulano está muito triste e deve estar com depressão. Eventualmente em nossas vidas passamos por momentos difíceis, como o término de um relacionamento, a morte de um ente querido, dificuldades econômicas e familiares, perda de emprego ou algum projeto pessoal que não deu certo.

Tristeza não é depressão

A principal diferença entre uma pessoa depressiva e uma saudável é que, diante dos problemas, a pessoa saudável fica triste, sofre por um tempo, mas depois segue sua vida, retomando a rotina e suas atividades diárias. Porém, a pessoa com sintomas de depressão não consegue virar a página e permanece deprimida por muito mais tempo. Enquanto tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, o mesmo não acontece com a depressão, que pode causar vários sinais e sintomas.

Os sintomas de depressão afetam a maneira como você se sente, pensa e lida com atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar, e devem estar presentes por, pelo menos, duas semanas para que um indivíduo seja diagnosticado.

Mas, afinal, o que é depressão?

É uma doença psiquiátrica crônica e incapacitante, sua característica principal é um estado de tristeza profunda. A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como, por exemplo, desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtorno de sono e apetite no começo da depressão. É uma doença volúvel, ou seja, ela varia em tipos, intensidade e não tem idade certa para aparecer, podendo afetar adolescentes e até crianças.

A causa exata da depressão, em que há disfunção bioquímica cerebral, pode ter influência de fatores como genética, ambiente e organismo, podendo ou não serem combinados. Sabe-se que mulheres são mais suscetíveis a ela devido à maior quantidade de oscilações de hormônios com as quais sofrem durante seu período fértil.

Quais são os sintomas da depressão?

Nem sempre será fácil identificar, além de que alguns sintomas não são tão visíveis, a pessoa pode tentar esconder dos outros, mas com atenção e empatia podemos identificar. Os sintomas de depressão podem variar de acordo com o tipo da doença e com o histórico de saúde do paciente, porém comuns que caracterizam esse distúrbio são:

• Tristeza profunda
  • Sensação de vazio
  • Falta de energia e vontade para fazer atividades que costumavam dar prazer
  • Cansaço constante
  • Irritabilidade
  • Dores de cabeça, nas costas e estômago
  • Alterações no corpo, como queda de cabelo, unhas quebradiças, peso e inchaço nas pernas
  • Falta de concentração
  • Pensamento de morte e desejo de suicídio
  • Lentidão
  • Alteração da libido
  • Culpa excessiva

Procure ajuda

Embora existam fatores de risco determinantes, a depressão pode acometer qualquer pessoa, e por isso você não deve ter nenhum receio para se sentir culpado e não buscar ajuda caso perceba esses sintomas. Na Clínica de Recuperação JS Prime o paciente é acolhido por uma equipe altamente qualificada que abrangem desde: médicos, psicólogos, psiquiatras, terapeutas, enfermeiros, nutricionistas, entre outros profissionais que atuam de forma multidisciplinar, oferecendo toda dedicação e carinho que o paciente precisa.