quebra
quebra
O que fazer quando você descobre que seu filho usa droga?
quebra

O que fazer quando você descobre que seu filho usa droga?

Quando se tem um filho é natural que além de cuidados, os pais criem expectativas para com a criança. Afável, carinhoso, responsável, trabalhador, educado e outras qualificações são esperadas já desde cedo, além do sonho do filho ter uma profissão de alto renome. Contudo, nem sempre as crianças e adolescentes atendem esses requisitos e descobrir que o filho faz uso de drogas pode cair por terra todas as esperanças.

Dezenas de pensamentos vêm à mente. Medo, insegurança, desespero e até raiva. Onde foi que eu errei? e Porque ele está fazendo isso se é tão amado?, são frases comuns que os pais se perguntam quando descobrem que o filho é usuário de drogas.

E agora que descobri que meu filho usa drogas, como agir? Essa é uma questão muito importante a se fazer, até mesmo porque muitos pais agem de forma errada, inclusive, piorando o quadro do dependente. A situação pode ser bastante complexa, mas especialistas no assunto tem alguns caminhos para lidar com a situação, especialmente quando o filho acabou de começar a usar drogas.

Então, é importantíssimo saber que dependência química é uma doença e, por esse motivo, tem tratamento. Não adianta querer usar de força bruta, castigos, ou mesmo, incentivar o uso da substância, acreditando que isso deixará o seu filho mais calmo. Abaixo, separamos algumas dicas importantes. Confira!

1 - Um dos maiores erros dos pais é achar que essa fase vai passar e que tudo voltará ao normal. Outro é entrar em negação, recusando a ideia de que o filho é usuário de drogas. Um ponto importante é nunca fingir que não sabe.

2 - Antes de partir para uma bronca, se interesse por outros aspectos da vida de seu filho. Ouça o que ele gosta de fazer no colégio, em casa e com quem ele se relaciona. Crie um momento e um espaço de para vocês. Pode ser um jantar, assistir a um filme ou uma série em determinados dias da semana – ou até mesmo diariamente. Sem forçar a barra, isso tem de ser natural.

3 -É importante analisar o histórico desses encontros para notar se há alguma mudança de comportamento física (como olhos avermelhados, falas desconexas) ou psicológica (irritado demais, sonolento, problemas e escolares etc.). Aos poucos, traga o assunto à tona e o alerte sobre os riscos para a saúde que o uso de drogas pode acarretar. Uma conversa franca e recheada de amor deve ser tida, por mais dramática que possa ser. Seu filho deve saber do seu conhecimento e, acima de tudo, que você está por perto para ajudá-lo.

 

Procure ajuda profissional

Toda ajuda é bem-vinda, então peça ajuda de um ou mais profissionais da saúde gabaritados para tratar exclusivamente da dependência química. Uma Clínica de Recuperação é o local mais apropriado, cuidadoso e completo para tratar os dependentes químicos. Em nossa clínica há equipes de alta performance e multiprofissional quando o assunto é dependência química.

A Clínica de Recuperação JS Prime conta com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, enfermeiros e médicos de diversas áreas para dar todo o suporte necessário aos dependentes e suas famílias. Estamos de braços abertos para lhe receber.

quebra