quebra
quebra
Como funciona a mente de um dependente químico?
quebra

Como funciona a mente de um dependente químico?

É interessante entender um pouco sobre como funciona a mente de um dependente químico, pois a pessoa pode ter diversas alterações de comportamento devido às drogas que consome.

Para isso, é preciso entender como funciona a mente de um dependente químico, como funciona o mecanismo do vício e como funcionam as drogas.

Sabemos que as drogas representam uma fonte de prazer temporário na mente do usuário e faz com que ele busque constantemente por essa sensação.

Por isso ocorre então o vício, porque ele fica dependente dessa sensação de satisfação.

As drogas agem diretamente no sistema nervoso central de uma pessoa e atuam temporariamente nos neurônios afetando o humor e os processos cognitivos, causando confusão mental, alucinações e dificuldades na fala.

Algumas drogas, a princípio podem parecer ter um efeito positivo, pois geram sensação de prazer e bem-estar, felicidade, euforia. Por isso que pessoas que sofrem de problemas sociais, psicológicos ou emocionais são suscetíveis ao vício de substâncias químicas, para aliviar alguma dor e fugir da realidade.

Para entender como funciona a mente de um dependente químico então é importante entender quais os motivos que o levaram ao uso de drogas, analisar a raiz do mal, para então realizar um tratamento adequado em uma clínica de recuperação.

Quais os efeitos negativos no comportamento de um dependente químico?

Os principais efeitos negativos no comportamento de um dependente químico são a irritabilidade, perda de vínculos, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição.

A inquietação pode levar a tomar atitudes absurdas para conseguir adquirir as drogas, além de levar algumas pessoas à depressão, pensamentos pessimistas, falta de motivação, falta de energia e tristeza profunda. Muitos acreditam que a utilização de drogas podem ajudar a sair desse sentimento, por isso buscam utilizar sempre as substâncias químicas.

Outro problema grave é a mania de perseguição ao dependente, pois as drogas modificam as capacidades neurais e intensificam este sentimento de perseguição, e por conta dos surtos, a pessoa pode ficar violenta, ter delírios e alucinações.

Como ajudar um dependente químico a se livrar das drogas?

Saber ajudar um dependente químico é importante para evitar que o mesmo se afaste de você e que a sua recuperação seja mais difícil, pois mesmo que você ame a pessoa que é próxima ou faz parte da sua família, existem condutas que devem ser adotadas, desde os primeiros sinais de desconfiança, ou seja, o momento em que você tem certeza que o vício existe.

Seja autocrítico e se precisar fazer alterações positivas para se aproximar do dependente químico, demonstrando que o mesmo é importante, faça-o. converse, assista um filme, pergunte sobre seus sonhos e interesses e motive-o. Isso é importante para estabelecer um vínculo de confiança e amizade.

Escutar o outro sempre é importante, principalmente quando se está passando por um momento difícil. Então, quando o dependente químico for conversar com você, no momento em que não estiver sob o efeito de tóxicos, escute-o, e deixe-o contar sobre seus medos, vontades e demais assuntos.

Saber ouvir demonstrará a ele que você o compreende, e assim será mais fácil para ajudar a se libertar das drogas e álcool.

quebra